Escola Municipal Onias Torres Guedes
Prefeitura Municipal de Chapada Gaúcha – MG
Prefeito Municipal José Raimundo Ribeiro Gomes
Secretária Municipal de Educação e Cultura Dalva Pereira Fonseca
Direção Márcia Regina Silva Pena
Vice-direção Lilian Betânia Viana da Silva
Supervisão Pedagógica Edneia Pereira Nunes
Manoel Rodrigues de Almeida
Margarete Borges Ribeiro
Edneia Pereira Nunes
Projeto interdisciplinar
“Minha Cultura, Meu Conhecimento”
Chapada Gaúcha, agosto de 2009.
Apresentação
Neste trabalho, pretende-se desenvolver os temas de maior dificuldade dos alunos desta escola, objetivando clarear as formulas e formas de resolver questões básicas de raciocínio e lógico interpretação textual, buscando valorizar a cultura local explorando dela os conceitos estudados nas áreas do conhecimento escolar.
Objetivos Gerais:
• Implementar atividades propostas pelo programa GESTAR II;
• Associar o conhecimento cultural às praticas escolares;
Objetivos Específicos:
• Ampliar o conhecimento dos conceitos geométricos;
• Identificar pontos e valores em gráficos, tabelas e croquis;
• Fixar fórmulas e regras matemáticas;
• Melhorar a prática para uso do raciocínio lógico;
• Desenvolver a capacidade de imaginação e criação;
• Ampliar a capacidade de produzir textos em formas de paródias e repentes;
• Desenvolver o habito de leitura dos diferentes tipos de textos;
• Melhor a capacidade oral de apresentar–se em público;
• Reconhecer o conhecimento da cultura regional com fator fundamental para o sucesso do conhecimento particular.
Metodologia/Cronograma:
Será realizada uma Gincana Pedagógica de Conhecimentos entre as equipes mistas (alunos de todas as turmas) nas cores: verde, azul, amarela e branca, onde cada equipe executará atividades relacionadas aos temas trabalhados durante as duas semanas anteriores, de maneira a sanar as dificuldades de nossos alunos, dando ênfase às questões de Matemática e Língua Portuguesa. Esse trabalho será desenvolvido através de oficinas sempre nos últimos horários, até o dia da culminância. No período de 15 a 30 de setembro, a culminância em 03 de outubro, executando as seguintes atividades:
• Oficinas de geometria; (Ed. Artística/Matemática)
• Pesquisa de peso, altura e preços para confecção de tabelas e gráficos (História /Matemática)
•Estudo de escala em mapas (Geografia/Matemática)
• Montagem de repente com temas matemáticos (Português/Matemática)
• Confecção de parodia sobre preservação ambiental (Ciências/Língua Portuguesa/Matemática)
• Escrita de paródia a partir de dizeres regionais, envolvendo regras e fórmulas (Matemática e de Língua Portuguesa)
• Campeonato de xadrez e dominó (Ed. Física/Matemática/Inglês)
• Confecção de murais com temas diversificados, explorando gêneros textuais, regras gramaticais e ortográficas, gráficos e tabelas (Língua Portuguesa/Matemática)
• Estudo das letras de cantigas populares (História/Língua Portuguesa)
• Montagem de gráficos e comparações da religiosidade, raça e crenças (História/Matemática/Ens. Religioso)
• Estudo de IMC, e exposição dos resultados (Matemática/Ed.Física)
Recursos Materiais:
Réguas, tesouras, xadrez, dominó, papel pardo, folhas A4, pinceis, cartolinas, balões, maçãs, barbante, mapa mundi, cola, fita adesiva, cola quente e pistola, som, microfone, CDs, aparelho de DVD, data show, painel, papel crepom, fita métrica, balança, etc.
Avaliação:
Mediante as apresentações da gincana de conhecimentos, os docentes farão suas observações do ponto de vista avaliativo, ainda serão aplicados “simulados” das questões trabalhadas, nas semanas que antecederam a culminância das atividades.
Referências:
GESTAR II, Programa Gestão da aprendizagem escolar. Caderno de Teoria e Prática. Língua Portuguesa e Matemática.
SOUZA, Maria Helena de. Matemática, Spinelli, São Paulo. Ática. 1999.
DANTE, Luiz Roberto. Tudo Matemática, ensino fundamental, Grafos, São Paulo. Ática, 2005
BRASIL, Ministério da Educação. PDE, Prova Brasil, Brasília, MEC, SEB, INEP: 2008.
sábado, 5 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário