sábado, 5 de dezembro de 2009

Cronograma dos Encontros

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – GESTAR II – 2009 – 1ª e 2ª FASE de Chapada Gaúcha - MG

FORMADORAS: Edneia Pereira Nunes e Margarete Borges Ribeiro
Planejamento para o curso coordenadora / Formadores
Português
Programação Cronograma Textos Slides Páginas da Tps 5
1° Momento
Matutino Mensagem:
Dinâmica do Barbante
Oficina: produzir um texto a partir de outro Memórias de leitura e escrita
Conhecimento prévio na leitura Letramento – literários – figuras
Und. 13 e 14 - Ler o texto “ A expansão da pobreza nas cidades”. Dividir o grupo em 04 subgrupos e solicitar que com base na leitura do texto, sejam elaboradas perguntas para orientar o leitor a compreender o texto, conforme sugerido na atividade 04, pp12,121.
- Ressaltar a relevância da proposta apresentada na parte “avançando na prática” pp.142, pois a sugestão de trabalho envolve professores de outras disciplinas no trabalho com a leitura, enfatizar que todo professor tem de ser um agente de letramento.
2° Momento
Vespertino Dinâmica:
Oficina: produção de texto a partir de outro texto O tratamento do erro nas produções de texto
A Moça tecelã Produção da escrita
Repensando a textualidade
Und. 15
- Fazer uma reflexão final sobre o papel do professor no ensino de leitura e no desenvolvimento de estratégias de compreensão leitos. Considerar o texto “por que meu ano não lê?, de Ângela Kleiman, pp. 147 e 148.
- Ler o texto “E a viagem continua...” (p175) e fazer a atividade 05 de forma escrita. Realizar com o grupo a atividade proposta na parte “avançada na prática” (p. 182) levando em conta a construção de andaimes.
3° Momento
Noturno Dinâmica:
Oficina: avançando na prática pág. 185 Planejamento e desenvolvimento do texto Planejamento e desenvolvimento do texto - Leitura do texto “Profetas do Sertão miram horizonte para farejar chuva” (p. 185). Dividir o grupo em 4 subgrupos. Cada subgrupo ficará responsável por 2 itens da atividade 7. os textos produzidos pelos subgrupos deverão ser escritos em um papel pardo para que, com textos, seja realizada, em grupo, a atividade 8 (p. 191).

Programação Cronograma /Matemática
1° Momento
Matutino Mensagem:
Dinâmica: A teia
Oficina: Projeto de planta de quadras
Unid. 5, seção 1 – Resolução de situação – problemas destacando e estudando proporcionalidade”
2° Momento
Vespertino Dinâmica:
Oficina: Calculo da superfície corporal
Unid. 5 seção 3 – “Proporcionalidade e medidas na sala de aula”
3° Momento
Noturno Dinâmica:
Oficina: “Vitimas de acidentes de trânsito”
Unid. 7 seção 1 – Comparação de probabilidades
CRONOGRAMA: TP 4 Objetivo - Refletir sobre os usos e a função da escrita nas práticas do cotidiano;

- Utilizar procedimento adequados para atigir o objetivo de ler para aprender.


* Introdução à Tp, debate sobre o Estilo, Coerência e Coesão *Slides: "Coesão e Coerência" - Socialização * Oficina (produzir outro texto a partir de outro);


(Tarde)


* Filme "Narradores de Javé" Para fazer análise e debater a cerca do tema 'Letramento e diversidade Cultural'.


* Continuação dos estudos da Tp, e rosulções de atividades propostas escolher um avançando na prática, fazer estudo em grupo ou dupla e apresentar na socialização; "Contos de fadas, olhares multiplos em construção". (Fazer uma análise do 2º slide e debater sobre as possíveis variedades de generos textuais podem ser trabalhado utilizando a coesão e coerência) *Oficina livre;


(Noite)


Atividade 11 p. 136 e Atividade 13 p. 141. Leitura sugerida "Ampliando nossas Referências p. 147 - socialização



CRONOGRAMA:TP 1
OBJETIVOS
Relacionar língua e cultura.
Identificar os principais dialetos do Português.
Identificar os principais registros do português.
Caracterizar a norma padrão.
Caracterizar a linguagem literária.
Caracterizar a língua oral e a língua escrita.
Conceituar texto.
Indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino/aprendizagem de língua.
Reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos.
PROCEDIMENTOS(Manhã)
Vídeo: “Aprendi com mamãe”; para refletir e descontrair.
A partir da proposta do Avançando na prática, p.17, trabalhar em grupo os textos “Retrato de velho”, Carlos Drummond; “Ciúme”, Lygia Bojunga, e “Conta de novo a história da noite em que nasci”, Jamie Lee Curtis.
Fazer a apresentação dos textos.
Slides com os conceitos presentes na Unidade 1: língua, cultura, norma, dialeto, registro.
Ênfase ao “Importante”, pág.34: leitura e comentários acerca do texto.
Atividade: a partir da Aula 1 do AAA 1, p. 15:
“Uma estranha passageira”: fazer previsões sobre o texto e confirmá-las ou não após a leitura.
Experiências.

(Tarde)
Vídeo: “Quixeramobim”; para refletir e debater. Slides acerca do fascículo de Marcos Bagno: Variação linguística.
Debate acerca dos conceitos apresentados por Bagno e dos conceitos presentes na Unidade 2.
Atividade: a partir da Aula 7 do AAA 1, p. 40
“Uma crônica bem humorada”
Leitura compartilhada: “Porã”, p. 109.
Slides acerca da Unidade 3: texto: marcas de oralidade, verbal e não-verbal, sujeitos da interlocução, as intencionalidades, pacto de leitura, os objetivos.
(Noite)
Debate acerca dos slides apresentados.
Atividade: a partir da Aula 6 do AAA 1, p. 34:
Trabalhar com uma fábula moderna: escolha de registro de acordo com a interação.
Experiências.
Avaliação

LEITURAS COMPARTILHADAS
“Importante”, pág.34; “Porã”, p. 109.
MATERIAIS PARA AS OFICINAS
Data-show, pincéis atômicos, folhas de papel A4, cola, tesoura, lápis de cor, papel craft.
AUDIOVISUAIS
Aprendi com mamãe, Quixeramobim.


Cronograma: TP2
OBJETIVOS
Caracterizar a gramática interna e o ensino produtivo.
Caracterizar a gramática descritiva e o ensino reflexivo.
Caracterizar a gramática normativa e o ensino prescritivo.
Conceituar e identificar a frase.
Estabelecer a diferença entre frase, período e oração.
Identificar a pertinência das diferentes organizações da frase e do período em cada texto.

PROCEDIMENTOS
(Manhã)
Leitura compartilhada: “Questões ligadas ao ensino da gramática”, p. 36-37.
Slides acerca dos conceitos presentes na Unidade 5:
1ª parte: a palavra gramática; gramática internalizada; gramática descritiva; ensino reflexivo.
Atividade 3 (p.16) e Atividade 4 (p.19-20) para posterior socialização e debate acerca das respostas e dos slides apresentados.
Em grupo: Atividade 5, p.22-23.
Cada grupo apresentará a sua proposta.
Continuação dos slides acerca dos conceitos presentes na Unidade 5:
2ª parte: gramática normativa; ensino prescritivo.
Atividade 8, p.27-29.
Discussão em pequenos grupos acerca do Avançando na prática, p.30-31.
Aulas do AAA 2:
Cada grupo fará uma aula e depois haverá a partilha.
Partilha do 7º grupo: Experiências.
(Tarde)
Vídeo: “Educar o olhar”, para reflexão.
Proposta de trabalho em grupo com textos infanto-juvenis diversos:
Cada grupo fará a leitura do texto seguindo uma orientação dada: um mesmo texto lido e dramatizado por diferentes grupos com emoções diferentes.
Slides com os conceitos presentes na Unidade 6: frase, período, oração.
Em pequenos grupos, trabalhar a proposta do Avançando na prática, p.65 e socializar.
Atividades do AAA 2:
Aula 2, p.55-58 e Aula 6, p.69-71.
(Noite)
Fazer uma listagem dos “erros” mais comuns entre os alunos e entre os professores (suas experiências com a produção escrita); de como isso é trabalhado; do que se faz para que o aluno não se sinta discriminado ou ofendido por causa de seu “erro”.
Partilha do 8º grupo: Experiências.
Avaliação


LEITURAS COMPARTILHADAS
“Questões ligadas ao ensino da gramática
MATERIAIS PARA AS OFICINAS
Data-show, pincéis atômicos, folhas de papel A4, cola, tesoura, lápis de cor, papel craft, cópia dos textos a serem trabalhados.



CRONOGRAMA:TP 6 UNIDADES
OBJETIVOS
Identificar marcas de argumentatividade na organização dos textos.
Identificar e analisar diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual.
Reconhecer a qualidade da argumentação textual.
Apresentar elementos de reflexão e estratégias relacionados ao planejamento de textos.
Identificar estratégias que podem ser utilizadas para o planejamento e a escrita de textos.
Desenvolver atividades de planejamento e escrita, considerando a construção e revisão textual.
Identificar parâmetros de avaliação e ações necessárias ao desenvolvimento da etapa de revisão.
Identificar os elementos necessários ao desenvolvimento da etapa de edição.
Produzir atividades de revisão e de edição da escrita para seus alunos.
(Manhã)
Vídeo: Quem mexeu no meu queijo?, baseado no livro de Spencer N. Johnson.
Análise sobre o vídeo e a 1ª fase do Gestar II:
• O que representam: o queijo; o labirinto; os ratinhos: Sniff e Scurry; os duendes: Hen e Haw.
Demais comparações e reflexões.
Leitura compartilhada: “Argumentação”, p.59-61.
Debate e comentários.
Atividade 2, p.17:
Respostas orais e análise da atividade.
Slides com os conceitos presentes na Unidade 21: marcas de argumentatividade, recursos argumentativos, tese, argumentos.
Em pequenos grupos, responder às seguintes atividades para posterior partilha:
Atividade 6, Atividade 7, Atividade 8, Atividade 9, Atividade 10, Atividade 11, Atividade 12, Atividade 13, Atividade 14, Atividade 25. (não foi executado todas as atividades)
Atividade Individual:
Elaborar um texto de acordo com o Avançando na prática, p. 54 para o período da tarde;
(Tarde)
Leitura compartilhada: texto da Clarice Lispector: “Felicidade clandestina”.
Partilha de experiências acerca de como é o trabalho com livro literário em sala de aula.
Apresentar slides com propostas de Isabel Solé e Lucília Garcez.
Slides com os conceitos presentes nas Unidades 22 e 23: estratégias de planejamento de textos, escrita, revisão, edição.
Vídeo: “Criança vê, criança faz”.
Em duplas, fazer a Atividade 9, p. 148.
Leitura compartilhada: Indo à sala de aula, p.96-97 e “Auxiliando os estudantes a editar”, p.155-157
(Noite)
Debate acerca das propostas dadas e partilha de como acontecem às aulas de redação/produção de texto.
Atividades do AAA 6 divididas por grupos: Aula 3 (p.20-22); Aula 1 (p.75-77); Aula 2 (p.78-79); Aula 3 (p.80-82); Aula 8 (p.92-94).
Atividade individual: Aula 5 (p.61-62).
Avaliação
LEITURAS COMPARTILHADAS Argumentação, Felicidade clandestina, Indo à sala de aula, p.96-97, Auxiliando os estudantes a editar.
MATERIAL PARA AS OFICINAS Data-show, pincéis atômicos, folhas de papel A4, cola, tesoura, lápis de cor, papel craft, cópia dos textos a serem trabalhados.
SLIDES Conceitos presentes na Unidade 21, 22 e 23; Propostas de Isabel Solé e Lucília Garcez

Nenhum comentário:

Postar um comentário