quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Projeto de Capacitação do Gestar II em Chapada Gaúcha - MG

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE LÍNGUA POTUGUESA
E MATEMÁTICA

GESTAR II

Introdução/Justificativa:

A formação continuada de professores deve ser permanente criando possibilidades onde se estude e proporcione espaços para aperfeiçoamento do desempenho acadêmico e didático em sala de aula. É por meio da formação dos professores que se promove o desempenho dos alunos de forma harmoniosa, tornando-os autônomos e cooperativos, críticos e criativos.
O programa GESTAR II orientará os docentes para a criação de uma nova escola, capaz de atender a complexidade do mundo contemporâneo articulado com a educação dos alunos, este curso trará para o interior das escolas a atuação democrática e amorosa que busca a auto-realização dos alunos, apontando horizontes de justiça social e a emancipação da humanidade.
O GESTAR II formação continuada semi-presencial, destinada á professores de Matemática e Língua Portuguesa, pretende colaborar para a melhoria do processo de ensino aprendizagem e será focado na atualização dos saberes desses profissionais por meio do acompanhamento da ação dos docentes no próprio local de trabalho.

Público Alvo: 06 professores de Língua Portuguesa e 06 professores de Matemática, das séries finais do Ens. Fundamental, da rede municipal de ensino de Chapada Gaúcha.
Professores de Língua Portuguesa e Matemática da rede estadual de Minas Gerais.

Objetivo Específico:

Implementar o GESTAR II


Objetivos Gerais:

Construir uma proposta de trabalho participativa e interativa com os professores;
Identificar os fundamentos do programa e a sua articulação com a política de formação continuada em serviço;
Provocar discussão e reflexão sobre problemas do ensino, articulação com a proposta pedagógica e curricular e plano de ensino;
Proporcionar aos professores espaços sistemáticos de reflexão conjunta e de investigação, no contexto da escola;
Elevar a competência dos professores e de seus alunos e, consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e investigação sobre a realidade sócio-cultural;
Garantir a qualidade do processo de ensino - aprendizagem por meio de ações sistêmicas e estratégicas;

Metodologias:

*Transposição didática na Matemática e Língua Portuguesa, estudo do material através de slides, oficinas, trabalhos em grupos, debates, plantões, visitas ás escolas,

Recursos materiais:

Data show, not book, papel colorset folha chamex, cola, papel manilha, pincéis,

tesouras, lápis de cor, giz de cera, juta, cartolina, étamine, fita métrica, barbante, balança.

Recursos Humanos:
Professor de Matemática capacitado pela UNB;
Professora de Língua Portuguesa, capacitada pela UNB;
Coordenadora pedagógica capacitada pela UNB.
Recursos financeiros / Planilha de preços


Planilha de preços/Recursos materiais

MATERIAL
UNIDADE
PREÇO
QUANTIDADE
TOTAL
Data show
01

01

Not book
01

01

Papel colorsete
01
0,75
20
15,00
Chamex
01

500 Fls

Cola
01

05 pequena

Papel manilha
01
0,50
20
10,00
Pincel atômico
01

08

Tesouras
01

10

Lápis de cor
01

05 caixas

Giz de cera
01

02 caixa

Juta
01

02 m

Cartolina
01
0,50
20 Fls
10,00
Fita métrica
01
1,60
01
1,60
Barbante
01
1,80
01
7,80
Balança
01

01

Fita adesiva
01

02

CD
01
1,00
10
10,00

Cronograma:

CRONOGRAMA FORMADOR PRESENCIAIS OU TUTORIA.


Atividade
Desenvolvimento
Data
Tempo Estimado
Responsável
Local
Elaboração do projeto GESTAR II
Estudo do material impresso e elaborado do projeto.
06/04/09 e 07/04/09
08 horas
Edinéia
Manoel
Margarete
Administração escolar
Abertura do programa GESTAR II
→Apresentação do programa.
→Oficina introdutória.
30/05/09
08 horas
Manoel e Margarete
E.M. Santo Agostinho.
Encontros dos cursistas com o formador.
Oficinas da 1ª Etapa
*06/06/09 e 07/06/09
*20/06/09 e 21/06/09
*04/07/09
48 horas
Margarete e Manoel
E. M. Santo Agostinho
Oficinas da 2ª Etapa
A saber no 2º semestre com a UNB
48 horas
Margarete e Manoel
E.M. Santo Agostinho
Plantões


1ª Etapa.
Orientações das atividades DASTPS. Das 07:00 às 11:00 horas.
02/06/09
03/06/09
09/06/09
10/06/09
23/06/09
08/07/09
24 horas 04 horas por dia.
Margarete e Manoel
Pólo da UNIUB
2ª Etapa.
Orientações das atividades DASTPS
A saber no 2º encontro com a UNB
24 horas
Margarete e Manoel
Pólo da UNIUB
Atividades destinadas ao desenvolvimento do curso.
Visitas nas Escolas ao final de cada TP
1ª etapa
04/06/09
05/06/09
01/06/09
15/06/09
18/06/09
19/06/09
29/06/09
30/06/09
02/07/09
36 horas 12 horas por escola

Margarete e Manoel
Escolas Municipais (Nucleações)
2ª etapa
A saber.
A saber
Margarete e Manoel

Acesso à tutoria da UNB
Consultas ao blog, e plataforma, registro das atividades e outras questões com a tutoria.
1ª etapa 25/05/09
08/06/09
15/06/09
22/06/09
16 horas 04 horas por dia
Margarete e Manoel
Biblioteca Municipal
2ª etapa
A saber.
A saber


Total da carga horária de trabalho


1ª Etapa
140


2ª Etapa A saber.


CRONOGRAMA DO FORMADOR – ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS.
Atividade
Desenvolvimento
Data
Tempo Estimado
Responsável
Local
Estudo Individual.
1ª Etapa:
Mat.(Tp 1, 2, e 3)
L.Port.(Tp 3, 4 e 5)
*Lição de casa e solicitação do conhecimento.
Do dia 22/05/09 à 08/07/09.
90 horas
30 horas por TP
Manoel e Margarete
Em casa ou na Biblioteca.

90 horas.

1ª Etapa.
230 horas.
140 horas presenciais e 90 horas não presenciais.

2ª Etapa
A saber.

CRONOGRAMA DO CURSISTA

Quadro Demonstrativo
Carga Horária do Programa
ATIVIDADES
ATIVIDADES
ESTIMATIVA DE TEMPO
1. Estudos Individuais.


2. Estudos Coletivos – Oficiais.
24 Unidades dos TPs (5 horas para cada Unidade)

16 Oficinas das Unidades
2 Oficinas introdutórias
2 Oficinas de avaliação (4 horas cada Oficina)
120:00 horas


80:00 horas
3. Lição de Casa ou Socializando o Conhecimento.
12 Unidades dos TPs (5 horas cada Unidade)
60:00 horas
4. Elaboração do projeto
Do início ao término do curso
40:00 horas
TOTAL DE HORAS-300:00 horas

Avaliação:

Dar-se-á através de observações das aulas e portfólios dos trabalhos apresentados e desenvolvidos pelos professores com seus alunos.


Bibliografia:

BRASIL, Secretária de Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Língua Portuguesa e Matemática. Brasília: MEC, SEB, 2008.




Plano de Trabalho

TEMA: Abertura do Evento 30/05/2009 das 07:30 às 11:30 horas

OBJETIVO:
*Esclarecer sobre o funcionamento do curso.
*Incentivar a participação dos professores de Língua Portuguesa e Matemática.
*Apresentar o material do GESTAR II
*Distribuir os Livros aos cursistas.


ESTRATÉGIA:
*Leitura da apresentação do projeto.
*Apresentação de Slid do material.
*Apresentação de Slid de motivação.
*Leitura de mensagem motivadora.
*Palavra franca.


RECURSOS:
*DATA SHOW
*NOT BOOK
*XEROX
*LIVROS DO GESTAR II


Plano de trabalho


TEMA: SESSÃO COLETIVA I 30/05/2009 das 13:30 às 17:30
(VER CADERNO DO FORMADOR)

30/05/09 07:30 às 11:30h
30/05/09 13:30 às 17:30h

Nenhum comentário:

Postar um comentário