FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE LÍNGUA POTUGUESA
E MATEMÁTICA
GESTAR II
Introdução/Justificativa:
A formação continuada de professores deve ser permanente criando possibilidades onde se estude e proporcione espaços para aperfeiçoamento do desempenho acadêmico e didático em sala de aula. É por meio da formação dos professores que se promove o desempenho dos alunos de forma harmoniosa, tornando-os autônomos e cooperativos, críticos e criativos.
O programa GESTAR II orientará os docentes para a criação de uma nova escola, capaz de atender a complexidade do mundo contemporâneo articulado com a educação dos alunos, este curso trará para o interior das escolas a atuação democrática e amorosa que busca a auto-realização dos alunos, apontando horizontes de justiça social e a emancipação da humanidade.
O GESTAR II formação continuada semi-presencial, destinada á professores de Matemática e Língua Portuguesa, pretende colaborar para a melhoria do processo de ensino aprendizagem e será focado na atualização dos saberes desses profissionais por meio do acompanhamento da ação dos docentes no próprio local de trabalho.
Público Alvo: 06 professores de Língua Portuguesa e 06 professores de Matemática, das séries finais do Ens. Fundamental, da rede municipal de ensino de Chapada Gaúcha.
Professores de Língua Portuguesa e Matemática da rede estadual de Minas Gerais.
Objetivo Específico:
Implementar o GESTAR II
Objetivos Gerais:
Construir uma proposta de trabalho participativa e interativa com os professores;
Identificar os fundamentos do programa e a sua articulação com a política de formação continuada em serviço;
Provocar discussão e reflexão sobre problemas do ensino, articulação com a proposta pedagógica e curricular e plano de ensino;
Proporcionar aos professores espaços sistemáticos de reflexão conjunta e de investigação, no contexto da escola;
Elevar a competência dos professores e de seus alunos e, consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e investigação sobre a realidade sócio-cultural;
Garantir a qualidade do processo de ensino - aprendizagem por meio de ações sistêmicas e estratégicas;
Metodologias:
*Transposição didática na Matemática e Língua Portuguesa, estudo do material através de slides, oficinas, trabalhos em grupos, debates, plantões, visitas ás escolas,
Recursos materiais:
Data show, not book, papel colorset folha chamex, cola, papel manilha, pincéis,
tesouras, lápis de cor, giz de cera, juta, cartolina, étamine, fita métrica, barbante, balança.
Recursos Humanos:
Professor de Matemática capacitado pela UNB;
Professora de Língua Portuguesa, capacitada pela UNB;
Coordenadora pedagógica capacitada pela UNB.
Recursos financeiros / Planilha de preços
Planilha de preços/Recursos materiais
MATERIAL
UNIDADE
PREÇO
QUANTIDADE
TOTAL
Data show
01
01
Not book
01
01
Papel colorsete
01
0,75
20
15,00
Chamex
01
500 Fls
Cola
01
05 pequena
Papel manilha
01
0,50
20
10,00
Pincel atômico
01
08
Tesouras
01
10
Lápis de cor
01
05 caixas
Giz de cera
01
02 caixa
Juta
01
02 m
Cartolina
01
0,50
20 Fls
10,00
Fita métrica
01
1,60
01
1,60
Barbante
01
1,80
01
7,80
Balança
01
01
Fita adesiva
01
02
CD
01
1,00
10
10,00
Cronograma:
CRONOGRAMA FORMADOR PRESENCIAIS OU TUTORIA.
Atividade
Desenvolvimento
Data
Tempo Estimado
Responsável
Local
Elaboração do projeto GESTAR II
Estudo do material impresso e elaborado do projeto.
06/04/09 e 07/04/09
08 horas
Edinéia
Manoel
Margarete
Administração escolar
Abertura do programa GESTAR II
→Apresentação do programa.
→Oficina introdutória.
30/05/09
08 horas
Manoel e Margarete
E.M. Santo Agostinho.
Encontros dos cursistas com o formador.
Oficinas da 1ª Etapa
*06/06/09 e 07/06/09
*20/06/09 e 21/06/09
*04/07/09
48 horas
Margarete e Manoel
E. M. Santo Agostinho
Oficinas da 2ª Etapa
A saber no 2º semestre com a UNB
48 horas
Margarete e Manoel
E.M. Santo Agostinho
Plantões
1ª Etapa.
Orientações das atividades DASTPS. Das 07:00 às 11:00 horas.
02/06/09
03/06/09
09/06/09
10/06/09
23/06/09
08/07/09
24 horas 04 horas por dia.
Margarete e Manoel
Pólo da UNIUB
2ª Etapa.
Orientações das atividades DASTPS
A saber no 2º encontro com a UNB
24 horas
Margarete e Manoel
Pólo da UNIUB
Atividades destinadas ao desenvolvimento do curso.
Visitas nas Escolas ao final de cada TP
1ª etapa
04/06/09
05/06/09
01/06/09
15/06/09
18/06/09
19/06/09
29/06/09
30/06/09
02/07/09
36 horas 12 horas por escola
Margarete e Manoel
Escolas Municipais (Nucleações)
2ª etapa
A saber.
A saber
Margarete e Manoel
Acesso à tutoria da UNB
Consultas ao blog, e plataforma, registro das atividades e outras questões com a tutoria.
1ª etapa 25/05/09
08/06/09
15/06/09
22/06/09
16 horas 04 horas por dia
Margarete e Manoel
Biblioteca Municipal
2ª etapa
A saber.
A saber
Total da carga horária de trabalho
1ª Etapa
140
2ª Etapa A saber.
CRONOGRAMA DO FORMADOR – ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS.
Atividade
Desenvolvimento
Data
Tempo Estimado
Responsável
Local
Estudo Individual.
1ª Etapa:
Mat.(Tp 1, 2, e 3)
L.Port.(Tp 3, 4 e 5)
*Lição de casa e solicitação do conhecimento.
Do dia 22/05/09 à 08/07/09.
90 horas
30 horas por TP
Manoel e Margarete
Em casa ou na Biblioteca.
90 horas.
1ª Etapa.
230 horas.
140 horas presenciais e 90 horas não presenciais.
2ª Etapa
A saber.
CRONOGRAMA DO CURSISTA
Quadro Demonstrativo
Carga Horária do Programa
ATIVIDADES
ATIVIDADES
ESTIMATIVA DE TEMPO
1. Estudos Individuais.
2. Estudos Coletivos – Oficiais.
24 Unidades dos TPs (5 horas para cada Unidade)
16 Oficinas das Unidades
2 Oficinas introdutórias
2 Oficinas de avaliação (4 horas cada Oficina)
120:00 horas
80:00 horas
3. Lição de Casa ou Socializando o Conhecimento.
12 Unidades dos TPs (5 horas cada Unidade)
60:00 horas
4. Elaboração do projeto
Do início ao término do curso
40:00 horas
TOTAL DE HORAS-300:00 horas
Avaliação:
Dar-se-á através de observações das aulas e portfólios dos trabalhos apresentados e desenvolvidos pelos professores com seus alunos.
Bibliografia:
BRASIL, Secretária de Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Língua Portuguesa e Matemática. Brasília: MEC, SEB, 2008.
Plano de Trabalho
TEMA: Abertura do Evento 30/05/2009 das 07:30 às 11:30 horas
OBJETIVO:
*Esclarecer sobre o funcionamento do curso.
*Incentivar a participação dos professores de Língua Portuguesa e Matemática.
*Apresentar o material do GESTAR II
*Distribuir os Livros aos cursistas.
ESTRATÉGIA:
*Leitura da apresentação do projeto.
*Apresentação de Slid do material.
*Apresentação de Slid de motivação.
*Leitura de mensagem motivadora.
*Palavra franca.
RECURSOS:
*DATA SHOW
*NOT BOOK
*XEROX
*LIVROS DO GESTAR II
Plano de trabalho
TEMA: SESSÃO COLETIVA I 30/05/2009 das 13:30 às 17:30
(VER CADERNO DO FORMADOR)
30/05/09 07:30 às 11:30h
30/05/09 13:30 às 17:30h
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário