Análise Linguística e Análise Literária e Diversidade Cultural e Meio Ambiente: de Estratégias de Contagem às Propriedades Geométricas
Na condição de compreendermos a intertextualidade com a ligação entre textos que circulam na sociedade cultural, nos formadores propomos o estudos da Tp 2, onde focamos o tema: Gramática e seus vários sentidos, o entendimento ficou mais intenso a aprtir da leitura do ampliando nossas referências da p. 36 e 37, as cursistas debateram aos questionamentos acerca do texto abordado. Propomos então aos cursistas a execução das atividades 3, 4 e 5 da unid. 5, onde cada dupla apresentará a suas propostas com a partilha de experiências.
Para o segundo etapa do dia projetamos o vídeo “Educar o Olhar”, a proposta da atividade sugerida no cronograma, deixamos os cursistas a vontade para que pudessem as atividades e escolhemos uma das atividades proposta no cronograma para apresentarmos no encerramento do programa do GESTAR II em nosso Município. Então prosseguimos com o estudo da unid. 6, que refere a Frase, Período, e Orações, em duplas a proposta de trabalho era a seguinte: ‘avançando na prática’ p.65 e após socialização a cada etapa do curso que se conclui os cursistas ficam encantados com as propostas de trabalho, e que a partir dessa atividade possam auxiliar seus alunos a reparar seus erros sem que se sintam ofendidos discriminados e excluídos por que erram ou escrevem errado. Depois de socializada, a atividade foi vista como uma condição de reconhecer as possibilidades de organização e ampliação nas competências de interpretar e compreender o conteúdo aplicado.
Quanto à turma da matemática a dinâmica desse encontro foi diferente, o formador solicitou a divisão da turma em dois grupos, onde cada um ficou com uma sessão da Tp5 para fazerem um estudo e montarem uma oficina para ser apresentado em sua turma, o trabalho ficou muito rico e ainda teve troca de idéias e sugestões para as práticas em sala de aula.
Um ponto muito questionado pelos cursistas é a falta de tempo para desenvolver as atividades e estudos em casa, uma vez que a maioria atua em duas escolas tanto na rede municipal quanto estadual e nos sábados tem que vir para o curso do GESTAR II, mas, apesar deste questionamento o curso está sendo muito proveitoso. A coordenadora pontuou para os cursistas que não devem pensar desta forma, uma vez que esse curso mesmo que seja cansativo é para o crescimento profissional e pessoal e que todos devem agarrar essa oportunidade com entusiasmo e dar o melhor de si para desenvolverem um bom trabalho.
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário