segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Relatório dos TPs 4 e 2

Leitura e Processo de Escrita I e Matemática nos Esportes e nos Seguros

A proposta de trabalho para o desenvolvimento das TPs 4 e 2 em nosso município teve um andamento inesperado, pois já havia meses que não desenvolvíamos os encontros devido aos sábados letivos nas escolas municipais e estaduais.
As atividades com slide “Novas regras” para reflexão, após iniciamos os estudos dos TPs em salas saparas para a turma de Língua Portuguesa foi projetado o filme “Narradores de Javé” que após o filme foi feito questionamentos a respeito da escrita e letramento a que se refere o filme, foi discutido ainda o foco central das unidades deste TP, onde fizemos uma retrospectiva do TP3, pois são assuntos complementares. A principio a maioria dos cursistas não discutiram muito, na verdade são poucos os que explanam os assuntos, causando uma sensação de frustração, uma vez que esperamos que todos que todos participem dos debates, troquem idéias e experiências e não é o que ocorre nos encontros, não sei se é por causa do número pequeno de cursistas ou se é por que não tem muito domínio dos conteúdos uma vez que tem professores ‘novos’, ou seja, com pouca experiência na área.
Mas, o nosso grande desafio em executar o programa GESTAR II, em e nosso município é romper paradigmas quanto à prática de alguns docentes.
Dando seguimentos ao encontro foi desenvolvida uma oficina na parte da manhã e resoluções de atividades. No período da tarde os cursistas juntamente com os formadores e coordenadora continuaram os estudos das unidades, produziram mais uma oficina, concluímos com uma dinâmica do ”Barbante” para descontrairmos e relaxar os músculos, a noite foi realizado somente estudos e resoluções dos Tps 4 e 2, sugeridos e questionados pelos cursistas, onde alegaram falta de tempo durante a semana e também porque já estão com os formadores e já tiram suas dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário